A Associação Civil com caráter beneficente sem fins lucrativos, fundada em 17/01/1998, pela Yara Lazarini, surgiu para desenvolver um trabalho de assistência as gestantes do Bairro Riachuelo.
O trabalho acontecia uma vez por semana e as mães aprendiam a bordar, pintar e fazer crochê. Recebiam informações sobre os cuidados especiais que as gestantes precisavam ter.
Todavia, um belo dia as mães começaram levar seus filhos para os encontros.
A quantidade de crianças foi aumentando e em março de 1999 foi formada uma diretoria a qual elaborou um Estatuto, assim surgiu a Associação de Apoio a Criança e Adolescente de Batatais.
O Cantinho do Futuro começou a oferecer aos seus assistidos: reforço escolar, aulas de informática, coral, artesanato, práticas esportivas e recreativas, aulas de inglês, assistência social e suplemento alimentar.
O Cantinho do Futuro é administrada por uma diretoria legalmente constituída e mantida por uma parceria Municipal neste ano ficando o restante da despesa a cargo dos recursos próprios que se compõe de donativos, campanhas, contribuições de associados, eventos e eventuais emendas parlamentares.
Manteve as atividades de cunho social até o ano de 2019 e em 2020 a Instituição optou por ampliar sua área de atuação voltada a Educação, especificamente Educação Infantil.